18 - A Filipa vai fazer anos e quer convidar os amigos. Escreve o convite para a Filipa enviar aos amigos. 19 - Na aula de Estudo do Meio a turma de Prof. Rui falou dos animais. O professor levou a sua turma a uma visita ao jardim zoológico. Conta o que viram, 20 - Tobias entrou em casa e deparou-se com um grande incêndio.
Como reagiu o cão a este incidente?
21 - Imagina que viajas no tempo e vais ter à época dos dinossauros. Conta a aventura que viveste. 22 - Imagina o que é que o rato conversa com a menina, para esta se mostrar tão surpreendida. 23 - Toda a selva dormia e D. Girafa não tinha sono. D. Girafa resolveu então, travar conhecimento com a lua que também se sentia muito sozinha.
24 - A chefe das bruxas escolheu as suas melhores alunas para, numa corrida contra o tempo, encontrarem a fórmula da amizade. 25 - Continua a história. Não te esqueças de lhe dar um título. 26 - Os netos gostam muito dos avós. Estes, fazem-lhes sempre as vontades.
Imagina, porque estará este neto tão agradecido. Porque deu um abraço com tanto carinho ao avô
27 - Pai urso, procurou o ursinho Gilberto por toda a floresta. Já cansado, senta-se numa pedra …
(Porque se terá escondido Gilberto? Que traquinices terá feito?).
28 - Rosita, mãe de seis filhotes, via com espanto o temível tornado aproximar-se a toda a velocidade. Vinha com um ar zangado! 29 - Depois de tantos dias sem ver terra firme, o valente e temível pirata da perna de pau seguiu o seu mapa até à Ilha da Sabedoria, onde ancorou o seu navio.
Depois de muito procurar e cavar a tripulação encontrou o baú do tesouro.
30 - Como se sabe, o Pai Natal é o enviado direto do Menino Jesus.
Mais uma vez, incumbiu-lhe a árdua missão de distribuir as prendas a todas as crianças do planeta.
Desta vez, as coisas não correram como era previsto. O Pai Natal ficou preso numa chaminé.
31 - Imagina uma história em que o título seja:O menino que queria ser uma girafa

32 - Mariana está inconsolável. Desapareceu Cinzenta, a sua gatinha de estimação.
Os amigos estão a pensar fazer cartazes a anunciar o desaparecimento da gatinha.

 

33 - Observa a imagem. Escreve um texto cujo título seja:O circo veio à cidade 34 - O gato, matreiro, faz a ronda ao rato.
Imagina a grande aventura que se poderá passar
35 - O Piquinhos faz anos e ficou muito triste quando, para enfeitar o salão, rebentou os balões.
O que podes dizer ao Piquinhos para o consolares. Podes fazer alguma coisa por ele?
36 - Observa a imagem.
Escreve um texto em que nos contes o que a figura te sugere.
37 - Completa o texto com “Palavra Puxa Palavra” 38 - Qualquer pessoa pode errar ou fazer uma asneira mas… não dizer a verdade é muito feio!
Imagina o que terá acontecido. Escreve um texto bonito.
39 - O inverno chegou com todo o seu esplendor. A família Rinaldi, aproveitou para se divertir e fazer uma surpresa aos animaizinhos da floresta. 40 - Palavra Puxa Palavra 41 - D. Vaca Malhada andava a alguns dias meio adoentada, motivo pelo qual recebeu a visita da doutora Andreia.
42 - Imagina que a tua turma tinha ido visitar o estábulo da Ana Teresa. Escreve o que viste, o que sentiste, do que mais gostaste,… 43 - Observa a imagem. Dá um nome ao menino e ao cavalo. Imagina para onde irão, o que vão fazer, quais as suas preocupações, como é que as vão resolver,… 44 - Imagina que os cãezinhos eram teus. Escreve como se chamam, como são,
o que fazes com eles, como é que eles se sentem, …
45 - Na quinta do avô João, a mãe porca e os seus leitõezinhos ficaram radiantes com a visita do Diogo. Imagina porque teriam eles ficado tão contentes. 46 - O Sr. Galaró, do alto do monte de palha, cacareja que é o chefe lá da quinta.
Os outros animais é que não lhe encontram graça nenhuma.
Imagina o que é que levou o Sr. Galaró a pensar desta forma
47 - Imagina que vais de viagem num navio, mas este afunda-se e vais parar a uma ilha deserta. O que aconteceu depois?

dev. netrumo.pt